Os testes em animais são utilizados como uma ferramenta cientifica, no entanto as empresas que realizam raramente pensam na crueldade que fazem.
Os ratos, coelhos e camundongos são os animais mais utilizados em testes de laboratórios sendo escolhidos com base na conveniência e no custo, levando em questão que os resultados não são confiáveis, já que não fornecem nenhuma garantia de que é realmente eficaz para os seres humanos.
Esses experimentos realizados envolvem sofrimento, dor, aflição e danos irreparáveis, sendo a grande maioria realizada sem o uso de anestesia, causando mais crueldade aos bichos e até a morte por não aguentarem por muito tempo.
Entendemos que nada justifica a exploração aos animais para questão cosmética, principalmente na atual fase em que a química permite outras possiblidades. Essas experiências em laboratórios que causam maus-tratos aos animais tende ao desrespeito com as outras espécies de seres vivos que existem, pois colocando os seres humanos em patamar mais alto, algo que não somos, considerando que para todos deve haver respeito, sejam seres humanos ou animais.
A decisão do STF, ao declarar constitucional a lei do Estado do Rio de Janeiro na parte que veda a utilização de animais em testes para a produção de cosméticos, representa uma vitória da causa do bem-estar animal e sustentável, afinal o meio ambiente agradece.
Por Melanie Monike Soares